top of page

INFORMAÇÕES AO POVO DE DEUS SOBRE O ENF/2021

Querida Familia Carismática do Brasil, graça e paz!


Não por acaso, neste ano de 2020 o Senhor nos levou a mergulhar na Palavra "Transformai-vos pela renovação do vosso espírito" (Rm 12,2). Este versículo também é traduzido como uma chamada à renovação da nossa mente, do nosso modo de pensar e de agir. Não temos dúvida de que o Espirito Santo está se utilizando do atual cenário de Pandemia para renovar a face da terra e com isso mudar paradigmas, métodos de evangelização, alguns dos nossos conceitos, etc., afinal Deus é poderoso para de todo mal extrair um bem maior (cf. Santo Afonso de Ligório). Louvado seja o nosso Deus por isso!!!


Estamos certos de que o Senhor está no controle de tudo e, não alheio ao Seu Povo amado, está agindo poderosamente em nosso meio. Entretanto, diante da grande expectativa e buscas por respostas concretas por parte do Povo de Deus acerca do Encontro Nacional de Formação de 2021 (ENF/2021), o Conselho Nacional, como "sentinela constituída sobre a casa de Israel" (cf. Ez 33, 7), instância máxima de serviço, de escuta profética e de discernimento para toda a Renovação Carismática Católica do Brasil (Movimento Eclesial), buscou consultar alguns Sacerdotes e Bispos que nos acompanham, consultou as coordenações diocesanas e, acima de tudo, jejuou e orou para que o Senhor nos direcionasse de acordo com a Sua soberana vontade


Assim, considerando as incertezas quanto aos rumos que a Pandemia de Covid-19 tomará no Brasil; que alguns artigos científicos dão conta de que na melhor das hipóteses teremos uma vacina no mercado somente a partir de dezembro/2020 e outros, somente a partir de junho/2021, que mesmo havendo disponibilização de vacina em dezembro, a sua aplicação na população será paulatina, priorizando-se os grupos de risco que as autoridades civis e mesmo eclesiásticas certamente não autorizarão grandes aglomerações até à imunização definitiva da população (o ENF tem apresentado uma média de 13 mil participantes); que não sabemos como estarão as determinações civis para utilização de transportes coletivos (notadamente ônibus); que as exigências sanitárias para qualquer evento com maior público são rigorosas e bastante onerosas, dentre outros motivos inerentes à pandemia, o Conselho Nacional discerniu o seguinte acerca do ENF/2021:


O ENF/2021 realizar-se-á na data de 20 a 24/01/2021 (data previamente marcada) nas dependências da Canção Nova e será PRESENCIAL APENAS PARA OS PRESIDENTES DOS CONSELHOS DIOCESANOS DA RCC em todo o Brasil (cerca de 270 pessoas), sendo transmitido ONLINE para todos os demais membros da Família Carismática do Brasil. Com isso, você estará legitimamente representado pelo seu respectivo coordenador diocesano, que estará presente na Canção Nova, e não perderá nenhum conteúdo do ENF, que será integralmente transmitido online: Santas Missas, Pregações, Orações, Workshops de Ministérios, etc.. Em breve abriremos as inscrições para a participação online e daremos todas as informações necessárias para que você não perca nenhum momento deste importante Encontro para toda a Renovação Carismática Católica. Não se intimide! Faça a sua inscrição, motive os servos do seu Grupo de Oração e participem deste ENF diferenciado de um modo seguro, acessível a todos e não menos evangelizador que todos os outros.


Com isso, o público presencial no ENF/2021 não ultrapassará o número total aproximado de 300 participantes, o que é perfeitamente plausível num cenário de Pandemia, em que poderemos manter distanciamento adequado, evitar aglomerações e tomar todas as cautelas recomendáveis e exigidas pelas Autoridades Civis, de modo a evitar o contágio.


Esta é uma medida dura, mas necessária no pastoreio daqueles(as) que são preciosos aos olhos do Senhor!


Não há motivos para você ficar frustrado ou se entristecer. Com Jesus, venceremos o Coronavirus e, com segurança, em breve nos encontraremos presencialmente, quando então cantaremos os louvores do Senhor e nos abraçaremos como irmãos que se amam. Então, quando nos encontrarmos novamente, será grande a festa carismática para a qual, desde já, você está mais que convidado(a)!


Vida longa aos carismáticos!


Unidos em Cristo!


Veni Sancte Spiritus!


Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil - RCCBRASIL (Movimento Eclesial)


bottom of page